Proposta Pedagógica – Ed. Infantil

Fundamento DidáticoComunicaçãoMetodologiaUniforme

Fundamento Didático

A Educação Infantil constitui, hoje, um segmento importante do sistema educacional do país, reconhecida como a primeira etapa da Educação Básica. Diante dessa realidade, é fundamental repensar “o fazer”, buscando nesse contexto uma aprendizagem mais significativa, construída a partir dos conhecimentos prévios da criança, respeitando as suas fases maturacionais, como um ser que se relaciona consigo, com os outros e com a natureza. Sendo assim, é mister que esse momento seja o melhor possível, pois terá repercussões no futuro.

O Alfredo Backer busca a integração da criança, objetivando oferecer condições para o desenvolvimento harmonioso, nos domínios cognitivo, afetivo, psicológico, biológico e social, preparando-os para a continuidade do processo educacional.

É nesta fase que as crianças estão fazendo suas primeiras aproximações com o mundo, com o conhecimento, com a cultura, aprendendo sobre si, sobre os outros e sobre tudo que o cerca. Então, os professores, precisam ajudá-las a experimentar o ambiente que vivem, a traduzi-lo de uma forma compreensível, oportunizando a elas a ampliação de seu repertório de conhecimentos e experiências, bem como disponibilizando espaço para criarem e transformarem com suas produções e desejos este mundo que experimentam.

Organização Curricular

Com o objetivo de desenvolver os conteúdos curriculares propostos, o Alfredo Backer, tem organizado a Educação Infantil da seguinte forma:

  • Maternalzinho: crianças de 1 (um) ano de idade;
  • Maternal I:  crianças de 2 (dois) anos de idade;
  • Maternal II:  crianças de 3 (três) anos de idade;
  • Pré-Escolar I:  crianças de 4 (quatro) anos de idade;
  • Pré-Escolar II:  crianças de 5 (cinco) anos de idade;
       

Comunicação                                            

  • E-MAIL

Os comunicados são enviados aos responsáveis pedagógicos através dos e-mails cadastrados em nosso sistema, por esse motivo, solicitamos que quaisquer alterações sejam informadas à Secretaria da Escola.

Seguem os e-mails dos setores com os quais os responsáveis podem se comunicar:

  • Secretaria: alfredobacker@alfredobacker.com.br
  • Financeiro: financeiro@alfredobacker.com.br
  • Educação Infantil: educacaoinfantil@alfredobacker.com.br
  • PORTAL DO ALUNO

É um recurso digital disponível, no qual o aluno e o responsável pedagógico poderão visualizar horários, comunicados, boletins, frequência escolar, ocorrências, compromissos e etc. O responsável financeiro poderá realizar consulta de parcelas, consulta de títulos e 2ª via de boletos.

  • ATENDIMENTO INDIVIDUAL E PERSONALIZADO

Para maior organização e atenção ao responsável é importante que esses encontros com a Coordenação sejam previamente agendados na Secretaria da Escola, podendo ser solicitado por e-mail ou Whatsapp.

  • ATENDIMENTO DO SETOR DE PSICOLOGIA

Com o objetivo de oferecer o melhor serviço aos alunos e famílias que realmente necessitem de atendimentos do Setor, os encontros somente ocorrem por solicitação da Escola. Caso a família deseje, solicitamos que os atendimentos sejam realizados pela Coordenação do Segmento que analisa a possibilidade de encaminhamento ao Setor.

  • REUNIÃO DE PAIS

São reuniões trimestrais para apresentação da metodologia pedagógica, informações do dia a dia escolar, esclarecimentos de dúvidas dos pais e para a construção da parceria família-escola.

Metodologia

A prática pedagógica na Educação Infantil deve organizar-se de maneira que proporcione às crianças condições para que desenvolvam sua autoestima, estabeleçam e ampliem suas relações sociais, respeitando as diferenças do outro, desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração.

Toda criança é solicitada a conseguir, no processo educativo, a maturidade como ser responsável e livre.

Oferecer estímulos adequados para que a criança desenvolva habilidades através do desenvolvimento dos aspectos físicos, intelectual, social e afetivo é uma das prioridades deste processo.

Pensando no homem que queremos formar, vemos a necessidade da utilização de vários métodos e procedimentos didáticos em que a troca de informações e a experimentação são fundamentais, ou seja, o aluno aprende a fazer, fazendo.

Os primeiros anos da Educação Infantil são marcantes para o aluno, pois permitem que ele exercite a possibilidade de se afastar do núcleo familiar, passando a agregar-se e a interagir com outros agrupamentos sociais que não o parental.

Uniforme

A disciplina é de grande importância para o aluno, uma vez que irá interferir diretamente em suas atitudes no futuro e na vida profissional. O uniforme escolar deve ser utilizado diariamente, sem o qual não será permitida a sua entrada.

Alunos e Alunas:

a) blusa original da Escola sem alteração;

b) short original da Escola;

c) tênis de qualquer cor.

OBS: Para as alunas é permitido também saia tipo jeans (tradicional sem alterações).

Educação Física

Alunos e Alunas:

a) camiseta da Escola;

b) short da Escola;

c) tênis de qualquer cor.

Observações Gerais:

1- A nenhum aluno é permitido:

a) uso de sandálias na Escola;

b) uso de boné em sala de aula;

c) uso de minissaia;

d) uso de short.

 2- Para as atividades fora do horário escolar normal, o uniforme não é obrigatório, mas é necessário que os alunos se vistam adequadamente.